segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Idade da Tecnologia

          Aprendemos nos livros de história que a humanidade, até hoje, foi dividida em cinco etapas: Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
          A Pré-História se divide entre os períodos Paleolítico e Neolítico. Há milhões de anos o homem, nômade por natureza, empregava a agricultura de subsistência, caçava, pescava e construía instrumentos rudimentares que serviram de berço para as ferramentas atuais. Eram os chamados "homens das cavernas". A Antiguidade iniciou-se aproximadamente em 4.000 a.C, com o advento da escrita e estendeu-se até a queda de Roma em 476. Resultou na criação de duas formas de organização socioeconômica - regimes de servidão coletiva (sociedades asiáticas) e as sociedades escravistas (grega e romana). Deixou como legado as grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola nos vales de importantes rios, tais como, Tigre e Eufrates na Mesopotâmia, Nilo no Egito, Indo na Índia e Amarelo na China. A Idade Média iniciou-se em 476 e estendeu-se até  quando terminou a Guerra dos Cem Anos, que na verdade durou 116, e a cidade de Constantinopla caiu nas mãos dos turcos otomanos. Tal período medieval caracterizou-se pela preponderância do Feudalismo, uma estrutura econômica, social, política e cultural que se edificou na Europa em substituição à estrutura escravista da Antiguidade. Época dos senhores feudais, nobres que possuíam um grande poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos e possuíam muitos servos trabalhando para eles.
          A Idade Moderna iniciou-se em  1453 e estendeu-se até 1789 quando teve início a Revolução Francesa. Durante essa época, consolidou-se progressivamente uma nova estrutura socioeconômica comumente denominada capitalismo comercial. Foi o período de consolidação dos ideais de progresso e desenvolvimento que derrubariam os ideais católicos e feudais, criando os burgueses, o mercantilismo a expansão marítima, o mundo colonial, o Absolutismo e o Renascimento Cultural. Já a Idade Moderna iniciou-se em 1789 e dura até os dias atuais. O capitalismo atingiu sua maturidade e o homem se deparou com um fluxo de acontecimentos muito mais intenso do que qualquer outro momento da História: Revolução Francesa, a Era Napoleônica, a Revolução Industrial, o Socialismo, o Imperialismo, as duas Grandes Guerras, a Guerra Fria, dentre outros, fulminaram os pensamentos intelectuais dos habitantes da Terra se transformando na época em que tudo mudou muito e muito rápido.
          No entanto, estamos no ano de 2012 e muitas coisas também vêm acontecendo num ritmo delirante. A invenção do computador, dos celulares, da internet, dos televisores modernos, dos carros automáticos desafia qualquer pessoa que tente entender como tudo isso funciona. O carro chefe de toda essa mudança é a internet. Existe uma música da banda "ORappa" que diz: "hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa", acho sensacional essa frase. Podemos fazer tudo e de tudo sem sairmos de casa. Ficamos horas e horas em frente a um computador, seja estudando, divertindo, ouvindo músicas, trabalhando, comprando, namorando. É um vício que se espalhou pelo mundo e não tem volta. Hoje quase todo o planeta tem e-mail, participa de redes sociais, se engaja em algum movimento, participa de debates, chega até ao ponto  de derrubar políticos, leis e qualquer outro assunto que  estiver em desacordo com o politicamente correto. Tudo isso sentado confortavelmente na cadeira de sua casa. Mas nem tudo são flores.
          Existe muita violência, pornografia e roubos na grande rede. Chegamos ao ponto de não estarmos seguros também dentro de nossas casas e devemos tomar cuidado com os arquivos e fotos que possuímos  dentro de nossos PC´s. Acredito também que a internet separa um pouco as pessoas da vida real. Estamos perdendo muitas coisas boas em detrimento ao uso compulsivo dos mega, giga e terabytes. As crianças não brincam mais nas ruas e os contatos pessoais se resumem às redes sociais. Existem casos das pessoas se encontrarem nas ruas e nem se cumprimentarem, mas são grandes amigos na rede. Bom, mas o que isso tem a ver com a História? Tenho uma grande convicção que estamos vivendo uma nova era como aquelas citadas acima. Daqui 100, 200, 500 ou 1000 anos nossa época será lembrada como a transição da Idade Contemporânea para talvez quem sabe a Idade da Tecnologia. Temos todos os requisitos para fazermos dessa época uma mudança na História Mundial. Realmente a internet mudou nosso sistema de vida. Estaria eu certo, ou não? Só o tempo e os livros de História, se é que existirão livros no futuro, darão as respostas para os novos habitantes da Terra, algum tipo de Homotecnológico, uma nova espécie transformada pelo mundo tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário